Portas, catracas, torniquetes e eclusas são opções de bloqueios físicos de passagens de pedestres. A principal diferença entre utilizar portas ou qualquer uma das outras opções é a possibilidade de registros confiáveis de entrada e saída. Em catracas e torniquetes é possível fazer confirmação de passagem e sentido através do sensor de giro e em eclusas essa confirmação é feita pela sensorização das portas.
Em áreas com supervisão como portarias comerciais ou entradas de condomínio, catracas são uma excelente opção para fazer bloqueios e registros de passagem. São compactas e permitem o enfileiramento de várias unidades para alto fluxo de pessoas com segurança.
Torniquetes são indicados para dois principais tipos de cenários. Quando nenhum supervisor fica próximo do ponto de acesso e ainda é necessário um equipamento que permita alto fluxo ou cenários onde mesmo com um supervisor o ponto de acesso necessite de um nível de segurança mais alto e permitir um fluxo elevado de pessoas. Geralmente são implantados em pontos de entrada de fábricas ou estacionamentos em edifícios comerciais.
Eclusas possuem uma estética mais suave e são indicadas para locais onde um visual mais leve deve ser alcançado, mas a necessidade de nível de segurança e bloqueio é alta e o fluxo de pessoas é reduzido.